Alunos do Iesp realizam visita técnica no CICC e CIOp para instrução operacional

Alunos do Iesp realizam visita técnica no CICC e CIOp para instrução operacional

15 de abril de 2024 0 Por Jonatas Lopes

Para garantir o aperfeiçoamento e conhecimento técnico sobre as ferramentas, protocolos e atendimentos operacionais que garantem atendimento a população paraense, 37 alunos do curso de Formação de Guardas Municipais de Moju promovido pelo Instituto de Ensino de Segurança Pública (Iesp),  visitaram os Centros Integrados de Operações (CIOp) e Comando e Controle (CICC) vinculados à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), na última quarta-feira, 10. A visita técnica integra a disciplina de Procedimentos Operacionais que qualifica os agentes municipais para ampliar o efetivo e ações integradas de segurança no Pará.

Durante a visita técnica, os discentes tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos utilizados, procedimentos e protocolos de atendimento, bem como toda a tecnologia que a Segurança Pública do Pará utiliza para conectar os cidadãos aos órgãos de segurança do Sistema Estadual no Centro Integrado de Operações, o CIOp que atende as chamadas de emergência por meio do 190 e realiza o monitoramento do Sistema de Câmeras de Segurança Pública, assim como, a estrutura do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que é ativado para a integração de pontos focais das forças de segurança e outros órgãos em grandes eventos, operações ou em situações de crises, para que o alinhamento entre os órgãos sejam imediato.

O diretor do Iesp, coronel PM Walder Braga, reforça a importância da disciplina na formação dos novos agentes e para que sejam apresentados os também os princípios de Integração, Inteligência e Investimentos, que são os pilares estratégicos da Segurança no Pará, responsáveis pelos avanços no estado.

“Nessa visita, especialmente, eles puderam observar os procedimentos e protocolos exigidos no atendimento ao cidadão, desde o primeiro contato, primeira ligação ou contato direto, até o desfecho da ocorrência, buscando sempre a excelência na prestação de serviço de segurança por parte dos novos agentes municipais. Neste aspecto, a visita ao CICC e ao CIOP também demonstrou toda a integração das forças de segurança, análise de dados, a parte da inteligência e os investimentos que são feitos na segurança pública do Pará, o que tem trazido resultados muito positivos na diminuição de crimes violentos tornando estado uma referência. Então, como eles fazem parte do sistema, eles passaram a entender melhor como as estratégias aliadas a tecnologia tem funcionado.

Segundo o Diretor do Centro Integrado de Operações, Cel PM Felipe Aires, a visita dos agentes em formação é essencial para o entendimento necessário sobre a integração dos órgãos para o melhor atendimento à população paraense em todas as regiões do estado, como no município de Moju onde eles atuam.

“Nós tivemos a oportunidade  de explicar o funcionamento do Centro Integrado, que como o próprio nome diz, trabalha com ações e órgãos integrados, recebendo demandas de problemas que vêm do dia a dia da sociedade e precisam ser atendidos. Portanto, no momento em que a Guarda Municipal de um município que integra o Estado faz essa visita, ela consegue entender a importância da integração entre as esferas, visto que a população que aciona o CIOp quer ser atendida e ter seu problema resolvido. Então eles como Guardas Municipais passam também a entender isso, a partir de tudo o que explicamos, desde a fundação do CIOp, como  todo o funcionamento no dia a dia, para que assim, eles mantenham no município onde atuam também a integração com as instituições que estão presentes, e juntos possam prestar o melhor atendimento à população”, afirmou o Cel Aires.

Formação 

Para contribuir com a formação de agentes municipais de segurança pública no Pará, o Governo Estadual, por meio da Segup,  aprovou o plano pedagógico do curso em dezembro de 2023 com resolução do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup), e as atividades da qualificação iniciaram em 19 de fevereiro deste ano para a formação de 37 novos guardas municipais do município de Moju, no nordeste paraense. O curso é fruto do convênio formado entre a Segup e a Prefeitura Municipal de Moju com carga horária total de 350 horas, divididas em dois módulos com 21 disciplinas.

Por Roberta Meireles (SEGUP)

Link: AGÊNCIA PARA