IESP inicia formação de agentes de Trânsito e Guardas Municipais de Moju

IESP inicia formação de agentes de Trânsito e Guardas Municipais de Moju

21 de fevereiro de 2024 0 Por Jonatas Lopes

O Governo do Estado segue contribuindo com a formação de agentes de segurança pública no Pará. Nesta segunda-feira, 19, foi realizada uma solenidade no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), em Belém, para o início da formação de 52 novos guardas municipais e agentes de trânsito do município de Moju, no nordeste paraense. Os cursos são fruto do convênio formado entre a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Prefeitura Municipal de Moju.

Os cursos são a continuidade do trabalho da Segup que oferece treinamento e formação de qualidade aos agentes da segurança pública. Durante o evento, o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, parabenizou os alunos e a gestão municipal.

“Quero aqui parabenizar a Prefeitura de Moju quanto ao trato da segurança pública e por escolher o Iesp, onde todas as forças de segurança se formam neste instituto. Os cursos têm carga horária de 300 horas/aula, bem além do que a lei prevê para que a gente possa treinar de forma completa. Aos alunos quero parabenizar e dizer que a missão de vocês é fundamental na estratégia de segurança estadual e também do município. As reduções da criminalidade e tudo que temos avançado muito isso se deve também a parceria que temos com vocês reconhecendo as guardas municipais e os órgãos de trânsito”, destacou Ualame.

Ao todo foram 52 alunos que participaram da formação e foram divididos em 35 para a Guarda Municipal e 17 para Agente de Trânsito. A prefeita de Moju, Nilma Lima, estabeleceu que a formação de novos guardas e agentes é uma meta importante para o município.

“Tenho certeza que sairão daqui profissionais excelentes para trabalhar conosco em Moju. Estamos trabalhando para colocar mais segurança no município, que possui mais de 9 mil km. E nosso compromisso é darmos para a sociedade um aparato maior. Vocês estão em ótimas mãos que sabem e entendem o que é segurança”, ressaltou.

Presente da solenidade, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Iran Lima, reforçou o empenho dos novos alunos para o desempenho das funções futuramente. “Agradeço ao Iesp e a Segup que articularam esse convênio com a Prefeitura para dar a formação com excelência. Ter a formação de guardas e agentes melhores qualificados reflete principalmente no melhor atendimento à nossa população mojuense. A parceria tornou isso possível e é uma satisfação estar aqui nesse momento e construir servidores públicos bem qualificados”, disse.

 

Formação – Os planos pedagógicos de ambos os cursos foram aprovados em dezembro de 2023 com resolução do Conselho Superior de Segurança Pública (Consup). O curso de formação de Guarda Municipal terá início imediato com carga horária total de 350 horas, divididas em dois módulos com 21 disciplinas. Já o curso de formação de Agente de Trânsito conta com 300 horas/aula em um único módulo com 12 disciplinas.

Ambas as formações ocorrerão em dois meses, com previsão de término para o dia 19 de abril. O diretor do Iesp, coronel PM Walder Braga, reforçou a colaboração da instituição para formar novos agentes, aperfeiçoando o serviço público. “O Iesp ao longo de 24 anos tem se destacado em colaborar com a formação de agentes públicos do estado e de órgãos municipais. Em relação a avaliação do Iesp, o Ministério da Educação aprovou o instituto com nota máxima. Quero desejar boas vindas aos novos alunos, desejando foco nos estudos e celebrar a conclusão das duas formações logo em breve, boa formação e boa sorte”, disse.

 

Texto: André Macedo (Ascom/Segup)

Fotos 1 e 2: Cesar Filho (Ascom/Segup)

Link: SEGUP