IESP forma a terceira turma de Especialização em Docência do Ensino de Segurança Pública

IESP forma a terceira turma de Especialização em Docência do Ensino de Segurança Pública

1 de fevereiro de 2024 0 Por Jonatas Lopes

Garantir a formação, o aperfeiçoamento e a qualificação dos agentes de segurança pública do Estado estão entre as principais atribuições do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup). Avançando nas qualificações, na manhã desta quarta-feira (31) o Instituto realizou a solenidade de conclusão da terceira turma de formação do Curso de Especialização em Docência do Ensino em Segurança Pública, com 31 concluintes das forças de segurança estadual e municipal, além de órgãos parceiros. A cerimônia ocorreu no auditório do Iesp, em Marituba (Região Metropolitana de Belém).

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, abriu a solenidade reiterando a gratidão pela educação e a importância dos investimentos para que todos tenham acesso contínuo à capacitação.

“Eu não tinha outro caminho que não fosse a educação, e sigo até hoje me aprimorando através dela para atuar onde estou. Sempre afirmo que conheço gente que se arrependeu de não ter estudado; mas você não deve conhecer ninguém que se arrependeu de ter estudado. E todos vocês deram uma demonstração de que, mesmo com os afazeres diários da segurança pública, que não são fáceis, iniciaram a formação e chegaram até o final, tendo muito o que celebrar hoje, sabendo o quanto ter disciplina pra chegar até aqui foi importante. Ficam aqui os nossos parabéns e agradecimento por isso, porque a gente sabe que não é fácil. Essa é a terceira turma de formação do Curso em Docência do Ensino Superior de Segurança Pública, todas feitas na nossa gestão, dentre outras formações. Nós temos o prazer de dizer que o Iesp não faz apenas formação, mas capacita o aperfeiçoamento em nível de pós-graduação; não somente em especialização, mas também em mestrado. E hoje parabenizo os concluintes, o diretor Walder (Braga) e toda a sua equipe, e reafirmo que continuaremos investindo na qualificação das pessoas, que são o maior bem da segurança”, afirmou o titular da Segup.

Conteúdo – A turma iniciou as atividades em 06 de abril de 2023 e finalizou em 19 de janeiro de 2024. O curso teve 15 disciplinas na grade curricular, incluindo legislação, planejamento educacional, estatística aplicada, didática e políticas públicas educacionais. Foram 420 horas/aulas presenciais ministradas no Iesp, incluída orientação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

“Nós concluímos hoje mais uma formação no Iesp. Desta vez a formatura de 31 novos especialistas. Aqui temos representantes do Sistema de Segurança Pública, além de outras instituições de fora do Sistema, tanto estaduais quanto municipais. A formação se destina a capacitar aquele pessoal que já atuava no segmento da educação nas suas corporações. Com essa especialização, a gente pode aprimorar essas capacidades, aprofundar mais os conhecimentos, para que essas pessoas possam dar continuidade à constante capacitação pela qual precisam passar todos os agentes da segurança. Para nós, é mais um avanço para a educação na área de Segurança Pública”, ressaltou o diretor do Iesp, coronel PM Walder Braga.

Entre os 31 concluintes estão servidores da Polícia Militar do Pará (PMPA); Polícia Civil do Pará (PCPA); Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA); Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap); Guardas Municipais de Belém, Ananindeua e Marabá; Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), esta vinculada à Prefeitura de Belém.

Destaques – Aós alcançar o primeiro lugar na turma, o guarda civil municipal de Ananindeua, Denisson Coelho, disse que a “formação em  Docência do Ensino Superior é um excelente curso, onde prepara os agentes de segurança pública para atuar de uma forma mais eficiente e eficaz no ambiente do ensino e aprendizado. Essa qualificação representa um importante passo para a minha formação acadêmica e contribui muito para o aperfeiçoamento e a qualificação dos servidores na minha instituição, que agora poderão receber também aquilo que aprendi aqui”.

Para o segundo lugar geral na qualificação, o servidor da Uepa Manoel Moraes, o sentimento é de “gratidão, porque a gente sabe que é uma oportunidade única, e não é todo mundo que inicia e termina um curso. Hoje, estou grato e realizando um sonho, que é aprender nessa área da segurança pública. Afinal, como civil, não imaginava o quanto essa área é extensa e tem um grande conteúdo pra estudar. Todo o aprendizado você leva para a vida. E ainda, futuramente, quero entrar na segurança pública para somar nas ações das forças no Estado”.

Os concluintes estão aptos a auxiliar na formação dos novos agentes de segurança pública que ingressarem pelos concursos em andamento das polícias Civil e Militar, e ainda em outras turmas de qualificação.

Texto: Roberta Meireles (Ascom/Segup)

Link:www.segup.pa.gov.br