CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS PM (CFO PM) - BACHARELADO EM DEFESA SOCIAL E CIDADANIA

 

APM

 

O Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFOPM), Bacharelado em Defesa Social e Cidadania é comandada pela Academia de Policia Militar (APM) “Coronel Fontoura”, criada através do decreto nº 6.784 de 20 de abril de 1990, localizada nas dependências do Instituto de Ensino de Segurança do Pará – IESP, o qual é responsável pela integração dos órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública e pelo credenciamento e reconhecimento dos Cursos de Ensino Superior.

Em 2018 o IESP foi recredenciado como Instituição de Ensino Superior – IES pela Comissão Avaliadora do Conselho Estadual de Educação no Pará – CEE\PA

Objetivo é estabelecer orientações gerais para o desenvolvimento e execução das atividades. O curso é dividido em três etapas, sendo elas a Instrução básica, Instrução Militar e Instrução Básica Profissional o que proporciona ao corpo de alunos conhecimento tático e técnico indispensáveis para a futura condição de Oficial.

O curso tem duração de três anos, em regime de tempo integral, as aulas são divididas entre atividades teóricas, práticas e de condicionamento físico. Incluindo matérias de direito e princípios de disciplina e hierarquia.  Ao concluir, o aluno estará apto a estagiar como Aspirante a Oficial da corporação e também é declarado Bacharel em Defesa Social e Cidadania. 

O corpo docente é constituído de professores e instrutores que compõem o cadastro do IESP, sendo selecionados por meio de reuniões integradas com participação da Coordenadoria de Ensino Superior do IESP e Comandante da APM.

Para ingressar no curso é necessário participar e ser aprovado no concurso público da Polícia Militar do Pará – PMPA para Oficial da Corporação. 

CFO-1

 

CFO-2