NDE

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL

INSTITUTO DE ENSINO DE SEGURANÇA DO PARÁ

O Núcleo Docente Estruturante – NDE, instituído nos  cursos  de graduação do IESP, autorizado por meio da Resolução nº 742 de 18 de dezembro de 2014/ CEE/PA, do Instituto  pelo conselho de Ensino Superior constitui-se de um grupo de docentes, com caráter consultivo para acompanhamento do curso de graduação, atuante no processo de concepção, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso (PPC) visando a continua promoção de sua qualidade.

O NDE tem função consultiva, propositiva e de assessoramento sobre matéria de natureza acadêmica, integrando a estrutura de gestão acadêmica do curso, sendo co-responsável pela elaboração, implementação, atualização e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso.

O Núcleo Docente Estruturante- NDE de acordo com a resolução Parecer CONAES Nº. 04, de 17 de junho de 2010, sobre o Núcleo Docente Estruturante – NDE.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é constituído por um grupo de docentes, com atribuições acadêmicas visando o acompanhamento do processo de concepção, consolidação e contínua atualização do Projeto Pedagógico do Curso. O NDE, de caráter consultivo e propositivo, terá as seguintes atribuições:

1. Acompanhar a consolidação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC);
  2. Contribuir para a consolidação do perfil profissional do egresso do curso;
  3.   Conduzir os trabalhos de (re) estruturação curricular, para aprovação no colegiado de curso, sempre que necessário;
  4. Apoiar o coordenador de curso, auxiliando nos processos de avaliação interna e externa e avaliação integrada, conforme previsto no regulamento adequado;
  5.  Supervisionar as formas de acompanhamento e avaliação do curso definidas pelo colegiado;
  6. Promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico;
  7.  Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de pesquisa e extensão, oriundas de necessidades da graduação, de exigências do mercado de trabalho e afinadas com as políticas públicas relativas à área de conhecimento do curso.
  8. Zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de
  9. Indicar formas de articulação entre o ensino de graduação, a extensão, a pesquisa e a pós-graduação.
  10. Graduação. As proposições do NDE serão submetidas à apreciação e deliberação do colegiado de curso.

Regulamentação:

O Núcleo Docente Estruturante do Curso de Graduação do IESP, obedece ao parecer 499/CEE de 18/12/2014, em consonância com o parecer CONAES nº 4/2010 e a Resolução CONAES nº 1/2010.

Marituba , 01 de março de 2018.

Ricardo dos Santos Caçapietra

Diretor-Geral do IESP