Iesp promove aula inaugural de dois cursos de pós-graduação

Submitted by camila.magno on seg, 05/03/2018 - 23:44

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp) promoveu a aula inaugural do Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar – CSPBM/2018, com especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social, e do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO/2018, com especialização em Defesa Social e Cidadania. O evento, que reuniu 105 alunos, foi realizado na sexta-feira (2), no auditório do Iesp, no município de Marituba (Região Metropolitana de Belém).

O objetivo dos cursos é estabelecer a gestão estratégica e o planejamento operacional que permitirá maior integração entre as instituições envolvidas. A conclusão está prevista para novembro de 2018.

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais é destinado a oficiais intermediários da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e delegados da Polícia Civil, categoria A e B. A formação será realizada em até 10 meses, com 372 horas/aulas, ministradas aos 34 inscritos.

Já o Curso Superior de Polícia e Bombeiros Militar, que tem 71 alunos e 372 horas/aulas, é destinado a oficiais superiores das forças militares estaduaise e delegados. Neste ano, também participam do curso oficiais do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar do Maranhão, Amapá e Ceará.

Metodologia - Esta é a terceira vez que o tenente-coronel Bezerra, do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão, realiza um curso no Pará. “As perspectivas para o CSP são as melhores possíveis. Eu quis vir para o Iesp porque já conheço a metodologia trabalhada. Até por conta da forma que se dá o curso, você tem a realidade profissional e a realidade educacional, e aqui os dois são conjugados”, ressaltou.

Para o coronel Alisson Monteiro, diretor do Iesp, a novidade neste ano é a readequação da grade curricular dos cursos e a inserção de novos conteúdos, como a disciplina Gestão em Eventos Operacionais Críticos. “Elas foram elaboradas para que, ao final do curso, o aluno possa ter absorvido e treinado uma competência, para que volte para as instituições com habilidades diferenciadas e possa desempenhar melhor suas funções”, explicou o diretor.

Na cerimônia de abertura também estiveram presentes o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, coronel Zanelli Nascimento; a diretora da Acadepol (Academia de Polícia), Marlise Modesto Tourão; o diretor da Divisão de Ensino PM, coronel Dilson Júnior, e o delegado de Polícia Civil Ricardo Caça Pietra.

H

gestao