Histórico

O Instituto de Ensino de Segurança do Pará - IESP é uma unidade de ensino com gestão própria, autonomia didática, científica e disciplinar, mantida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social - SEGUP.

O Instituto foi criado pela Lei no 6.257 de 17 de novembro de 1999 e sua finalidade é promover a formação e a qualificação de recursos humanos destinados às atividades de proteção dos cidadãos, quanto à segurança e a riscos coletivos. Faz parte da estrutura orgânica da SEGUP, sendo esta a sua mantenedora, conforme Lei nº 7.584/2011. 

O IESP realiza suas atividades por meio do ensino, da pesquisa e da extensão e de ações de treinamento profissional continuado, funcionando como um centro de produção de conhecimento e construção de políticas públicas voltadas à paz social e segurança dos cidadãos.

Em 18 de dezembro de 2014, por meio da resolução 742 do Conselho Estadual de Educação, o IESP foi credenciado como instituição de ensino superior, passando a ter a competência, dentre outras, de conferir graus acadêmicos.

O IESP é organizado a partir das suas Unidades Acadêmicas, sendo estas as Academias ou Escolas existentes no Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social - SIEDS, sendo dirigido por um Conselho Superior.